Powered By Blogger

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

CIVILIZAÇÃO CLÁSSICA (06): A HEGEMONIA ATENIENSE


Uma das principais consequências da guerra entre helenos e persas foi a hegemonia de Atenas sobre as demais cidades gregas. Essa preponderância (política e cultural) aparece sobretudo no período em que a capital da Ática está sob a orientação de um dos mais ilustres de seus filhos: Péricles.
Dois acontecimentos caracterizam a História de Atenas imediatamente após a guerra com os persas: a reconstrução da cidade e a criação de seu império marítimo.
A reconstrução de Atenas
As ruínas de Atenas constituíam um espetáculo desolador e exigiam a imediata reconstrução da cidade. Esta foi realizada graças aos esforços de Aristides e de Temístocles. Este último conseguiu habilmente iludir os espartanos os quais, com outras cidades, pretendiam impedir que se levantassem as muralhas de Atenas a fim de que a mesma permanecesse a mercê de seus rivais. Só depois de construídas suas defesas é que os atenienses passaram a edificar suas moradias. O importante porto do Pireu foi fortificado e mais tarde integrado à cidade pelos "Longos Muros". A reconstrução de Atenas obedeceu aos planos do arquiteto Hipódamos de Mileto que imaginou uma cidade com ruas retas e paralelas com uma grande Ágora no centro.
Partenon

Péricles, em 443 a.C., obrigou a Assembléia a votar a reconstrução dos templos destruídos durante a guerra bem como da Acrópole.  Para tanto ele se cercou dos melhores técnicos e artistas com o intuito de dar aos atenienses seus locais de culto que incluíram: a entrada da Acrópole, os propileus, sob a responsabilidade de Mnesicles, é a primeira obra; em seguida é construído o Parthenon, monumento magnífico que abriga a estátua criselefantina de Atena Parthenos, feita por Fídias; organiza-se, igualmente, a fortificação que sustentará, rapidamente, o pequeno templo de Atena Nike. Contudo, somente após a morte de Péricles foi construído o Erecteion, que substitui o templo de Atena Polias, destruído em 480 a.C. As ruínas deste último são visíveis ainda hoje, entre o Parthenon e o Erecteion.
Se Mnesicles concebe os propileus, outros arquitetos e escultores tornam-se célebres trabalhando no maior e mais célebre monumento da Acrópole, o Parthenon (o escultor e responsável pela obra, Fídias, e seus alunos, por um lado, e Ictinos e Calícrates, arquitetos, por outro). Fora da Acrópole, os trabalhos de construção incluíam o Odeon, ao sul, o templo de Hefestos sobre a ágora de Atenas, o templo de Ilissos, a organização do porto de Atenas (Pireu) e o santuário de Deméter e Perséfone em Elêusis.
Atena Nikee




Nenhum comentário:

Postar um comentário