1. período pré-helênico
Arte Minóica ou Cretense
A
ilha de Creta, com uma situação geográfica privilegiada, foi cenário de uma
cultura extraordinária estruturada sobre cidades que lembram o sistema da
cidade-estado helênica, presumindo-se a supremacia de Cnossos em grande parte
de sua história. O núcleo dos centros principais era constituído por palácios,
a parte monumental e melhor planejada.
Creta |
O palácio minóico obedeceu a critérios de
composição bastante estritos. Organizava-se de dentro para fora, a partir de um
elemento aglutinante principal, um pátio retangular de dimensões quase
canônicas (50mX25m), em torno do qual se dispunham os diferentes cômodos ou
aposentos – áreas públicas e de residência, oficinas, armazéns etc. – com
traçado independente.
As fachadas voltadas para o pátio eram diferenciadas, de
forma que não apresentava um aspecto uniforme, mas uma sucessão rítmica de
organizações distintas, que expressavam a função específica de cada zona do
edifício. Não havia preocupação com a fachada exterior.
Material: usava-se pedra,
freqüentemente talhada em blocos regulares, madeira, entre outras razões por
seu bom comportamento mecânico nos abalos sísmicos. Era de madeira o fuste da
coluna minóica. Geralmente o fuste era liso e de adelgaçamento invertido em
relação à coluna grega.
Palácio de Knossos |
O colorido abundante que se
aplicava aos elementos arquitetônicos constituía a essência do aspecto dos
palácios – os fustes vermelhos, os capitéis azuis etc. – e da riquíssima
decoração pictórica mural. As famosas pinturas de Cnossos transmitem uma
sensação de vida tranqüila, animada pela bonança e pelo bem-estar espiritual e
econômico; ao mesmo tempo, com seus temas naturalistas – plantas, pássaros,
delfins de belos coloridos -, ressaltam a integração entre a arquitetura e o
ambiente paisagístico.
A criatividade
artística dos minóicos encontrou também um magnífico veículo de expressão nos
objetos do uso cotidiano, particularmente os vasos de cerâmica. Trata-se do
estilo Kamarés, que somente por sua rica variedade de formas deu amplo
testemunho da qualidade de vida à época. Caracterizou-se pela cor preta que
recobria todo o vaso servindo de fundo a uma rica decoração de temas abstratos,
geométricos ou de motivos vegetais estilizados, com notória predileção pelos
desenhos ondulados, espirais e outros temas que sugerem volteio ou movimento,
tudo fundamentalmente em branco e vermelho. Nas fases finais do estilo de
Kamarés, reconhecem-se algumas espécies vegetais ou peixes.
Da estatuária minóica subsistem
apenas restos. Os materiais utilizados eram pouco resistentes (madeira, argila,
osso, marfim), de forma que a plástica cretense conhecida pertence ao campo das
artes menores.
Cerâmica estilo Kamarés |
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